sábado, 8 de abril de 2017

Liderança: Formando líderes independentes 💡

 Foto: Projeto compaixão 2017


Liderança: Formando líderes independentes 💡

Juízes 2:16-19" Então o Senhor Deus deu o povo de Israel líderes fortes, chamado Juízes, que os salvaram dos que os atacavam e roubavam; mas eles não deram atenção a esses líderes. Continuaram a desprezar a Deus e a adorar outros deuses. Os pais deles haviam obedecido aos mandamentos do Senhor, mas eles não obedeceram; O Senhor lhe dava um líder e o ajudava. Enquanto esse líder vivia, o Senhor salvava o povo dos seus inimigos. Ele tinha pena dos israelitas por eles sofriam na escravidão; Mas, quando o líder morria, eles voltavam a viver como antes e se tornavam ainda piores do que seus pais. Iam atrás de outros deuses e se tornavam piores do que seus pais. Iam atrás de outros deuses, e os serviam, e adoravam. Teimavam em continuar nos seus maus caminhos."

Em toda a bíblia Deus sempre levantou líderes para guiar e orientar o seu povo, o Senhor mesmo os capacitava e dava sabedoria e conhecimento. Líderes como Moisés, Josué, Neemias, todos esses com características e propósitos diferentes.

Moisés foi o líder que tirou o povo do Egito e guiou pelo deserto. Josué foi o líder que separou e dividiu as terras entre cada tribo e família de Israel. Neemias foi o líder escolhido para reconstruir as muralhas de Jerusalém.

A seguir algumas das qualidades e características da personalidade desses líderes.

#1 Moisés: Intimidade com Deus através da oração: Êxodo 3:3-5 "Então pensou: " Que coisa esquisita! Por que será que o espinheiro não se queima? Vou chegar mais perto para ver."; Quando o Senhor viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse: -Moisés! Moisés! -Estou aqui - Respondeu Moisés; Deus disse: -Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é sagrado."

Deus escolheu Moisés e falou diretamente com ele. A curiosidade e a coragem de Moisés gerou uma atitude de se aproximar daquilo que ele não conhecia.
Deus deu coragem aquele homem para falar ao rei do Egito para libertar o povo de Israel, o Senhor se manifestou poderosamente e mostrou a Sua grandeza diante de todos que duvidaram de Moisés. Tudo isso só foi possível pela atitude dele de se aproximar de Deus e ser obediente ao que Deus lhe falava, sem duvidar.
Quando surgiam dúvidas Moisés orava ao Senhor, que o orientava a instruir o povo e os líderes de acordo com o que Deus lhe falava. O Senhor estava sempre presente, pronto para lutar a favor do seu povo.

#2 Josué: Obediência a seu líder e comprometimento com a obra de Deus:  Josué 1:7-9 "Seja forte e corajoso. Tome cuidado e viva e de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for; fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso; Lembre de minha ordem: " Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde for"

Josué ouviu a voz do Senhor e se comprometeu a obedecer tanto as Leis que Moisés havia passado para ele como também as ordens de Deus para liderar o povo.
Josué liderou os israelitas para conquistarem terra prometida e escolheu entre eles líderes para auxiliarem as tribos de Israel.
 Quando chegaram a terra prometida esse homem ficou responsável a distribuir as terras para cada família, ele capacitou e formou líderes entre essas famílias para governarem as terras.
Antes de morrer Josué lembrou a todos as Leis de Deus e ensinou todo o povo a continuarem a ser obedientes e adorar somente ao Deus todo poderoso, lembrou também dos grandes milagres que o Senhor fez em favor de todos.

#3 Disposição para reconstruir e liderar uma cidade que havia sido destruída : Neemias : 1:3-5 " Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.; Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.E disse: ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! "

A missão de Neemias era restaurar as muralhas de Jerusalém e ajuntar novamente o povo daquela cidade.
Neemias orou ao Senhor e se prontificou a levantar recursos para a obra de reconstrução, renunciou a sua posição de autoridade de servir o rei para viver exclusivamente a obra do Senhor.
Ele liderou o povo para trabalhar e ao mesmo tempo vigiarem contra qualquer ataque inimigo, Neemias incentivava a todos os trabalhadores a não desanimarem e continuarem a trabalhar dia e noite sem cessar.
Após a reconstrução o povo adorou a Deus e glorificou a vitória sobre os inimigos e o termino da obra.

Ser um líder independente é ser um líder submisso, humilde, dedicado e pronto a ouvir a voz do Senhor e obedece-lo. Criatividade e disciplina geram líderes livres para agir com eficiência em todas as situações.

Ser um líder sábio é estudar e viver profundamente a palavra de Deus.

Provérbios 1:2-6 " Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos; Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos; podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados; Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os  instruídos; fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar"

Autor: Brendo Luz - IBPC MA

@jubracmovement - Instagram/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário